quarta-feira, 22 de outubro de 2008

1- O PROJETO DE VIDA DOS JOVENS DE HOJE:

Lembro que anos atrás, fazendo eu uma longa viagem de trem, entraram no meu compartimento três jovens de uns 18 anos, acompanhados de um adulto, professor esportivo do Colégio onde estudavam. Vinham cansados. Após comentar brevemente a vitória que haviam obtido no jogo de futebol, caíram dormidos um encima do outro. Acordaram depois de duas horas de sono e retomaram os comentários ao mesmo tempo que consumiam refrigerantes em quantidade. A conversa estava animada. Olhavam-me com ar interrogante: Quem será este bom padre?. Eu não quis entrar na conversa pois devia preparar  o discurso que pronunciaria logo depois da minha chegada ao destino.

 

Quando a conversa parecia acabar o professor perguntou: Que planos têm vocês, agora que vão formar-se? O primeiro, sem pensar muito respondeu: Não tenho idéia; espero que meu pai me oriente. É muito complicado. Acho melhor que outros me aconselhem.

O segundo comentou: Eu tenho pensado muito no assunto e tenho dúvidas; não sei se dedicar-me ao comércio ou ser corretor de Bolsa. Vou ver em qual destas opções se ganha mais dinheiro com menor esforço. Eu quero é garantir uma vida tranqüila e cômoda. O resto importa pouco.

O último, discretamente calado, parecia querer evitar a resposta, diante do olhar curioso dos companheiros. O professor então lhe perguntou: E você, Franco, o que vai fazer? -Ainda não tenho certeza; estou pensando em dedicar dois anos a um país do terceiro mundo e ajudar com meu trabalho voluntário numa área carente. Há tanta gente necessitada..., eu gostaria de ser útil..., de poder servir a tantas pessoas que sofrem no mundo. 

Os dois companheiros arregalaram os olhos como que pensando: Estás louco, Franco? O professor comentou: De onde te veio essa idéia? -Não sei, respondeu Franco com certo embaraço; é uma idéia que me agita o coração há vários meses. O senhor acha que é uma loucura?. -Bom, loucura, não; algo estranho. Mas, Franco, eu te admiro... disse o professor.

 

Eu não agüentei ficar mais tempo calado e comentei em voz mansa: Formidável, Franco; deixa teu coração agir, que parece ser um coração de ouro. Aqueles quatro companheiros de viagem me olharam e continuaram falando de futebol.

Eu fiquei calado, mas pensei: Como aparecem aqui claras as diversas atitudes dos jovens de hoje!:

-          os que não pensam; deixam correr as coisas, não querem preocupar-se: para que?, vive-se tão bem sem preocupações!

-          Os que não têm outro ideal senão o de ganhar dinheiro; e isso com o menor esforço possível. Os de coração egoísta que só pensam em si. Os que crêem que a felicidade está no dinheiro. Os que se deixam conquistar pelas aparências, pelo marketing, pelo fascínio do mundo.

-          Finalmente, os de coração generoso e nobre, guiados pelo impulso de serem úteis à humanidade, de confortar os que sofrem, de servir mesmo com sacrifício pessoal.

 

2 comentários:

Danillo Salviano disse...

gente esse texto é para nos pararmos e refletirmos,sobre o que queremos para nossa vida!

Agnus disse...

muito interessante o trabalho de vocês.
Eu participo do grupo mej aqui em Brasilia .
É sempre bom ver que
Deus está no meio dos jovens.
esse é meu e-mail(jefkilauz@gmail.com) queria conversar mais sobre o mej e suas experiências .
abraço